quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Agora é "A Vale e as fosfateiras"...

Será que a Vale consegue ou desiste?

Vale compra ativos de fertilizantes da Bunge no Brasil por US$ 3,8 bilhões

Bunge informou que pretende focar no segmento de alimentos e ingredientes

A Bunge anunciou nesta quarta-feira que firmou acordo definitivo com a Vale S.A. para venda de ativos relacionados à produção de fertilizantes no Brasil. O negócio inclui o segmento de nutrientes e a participação da empresa na Fosfertil - Fertilizantes Fosfatados S.A., pelo valor de US$ 3,8 bilhões. O pagamento será feito em dinheiro.

A Vale adquirirá a participação de 42,3% que a Bunge detém na Fosfertil, bem como as minas de fosfato pertencentes à Bunge e as instalações produtivas no Brasil. A capacidade anual de produção de rocha fosfática corresponde a aproximadamente 3 milhões de toneladas.

A Bunge manterá o negócio de varejo em fertilizantes no Brasil e firmará um acordo de suprimento com a Vale até 2012, com opção de prorrogação por mais um ano. A empresa também manterá operações de fertilizantes na Argentina e nos Estados Unidos e a sua participação de 50% na joint venture com a Office Cherifien des Phosphates (OCP), no Marrocos.

O CEO da Bunge, Alberto Weisser, disse que a transação permite à empresa redirecionar capital para aumentar a escala dos negócios de produtos e ingredientes alimentícios e agronegócio pelo mundo e ampliar a expansão em cadeias como a de açúcar. Segundo ele, é um momento oportuno para a empresa deixar a produção de fertilizantes no Brasil. Para manter o crescimento, diz o CEO, a Bunge precisaria fazer investimentos de capital significativos.

A transação está sujeita à aprovação de autoridades regulatórias. A expectativa é que a negociação seja finalizada no segundo trimestre de 2010.

AP E ZH DINHEIRO

Nenhum comentário:

Postar um comentário